terça-feira, 16 de março de 2021

O que está se movendo, como e em que direção?

O monitoramento de estruturas e a aplicação de geotecnologias para acelerar soluções. 

A princípio o monitoramento de estruturas é um processo de observação e registro periódico de movimentos de infraestruturas. Essa atividade pretende notar alterações danosas para que soluções sejam traçadas e aplicadas, evitando gastos financeiros maiores e desastres socioambientais. 
Essas alterações danosas podem ser causadas por forças que atuam na estrutura, como peso, alterações geológicas, o vento e por aí vai...podem causar trincas, infiltrações no caso de barragens, recalque, que, passando despercebidas, alterações desse tipo podem ser extremamente prejudiciais.

O maior exemplo do quão prejudicial é não perceber e tratar essas alterações, é nada mais nada menos que o maior crime ambiental do Brasil, ocorrido em Mariana-MG, a tragédia provocada pela Samarco.

Então, o monitoramento de estruturas precisa ser feito com rigor e acurácia. O profissional deve perguntar-se "o que está se movendo, como e em que direção?"

Para responder à essas questões rápido, criteriosamente e com precisão, utilizam-se as geotecnologias,  sistemas que combinam informações de posições medidas por receptores GNSS ou estações totais de alta precisão.  Esses sistemas são compostos também de softwares que se comunicam com esses equipamentos supracitados, realizando assim,  o processamento de dados.

Alguns softwares realizam o processamento de dados em tempo real. Com os dados coletados, o software realiza os cálculos de posicionamento dos pontos monitorados, alguns geram gráficos para melhor visualização dos movimentos e outros até emitem avisos quando a estrutura apresenta um movimento inesperado.

Viu como o monitoramento é super importante e pode ser realizado de forma altamente prática precisa pelos profissionais adequados? 😉

sábado, 13 de março de 2021

Drones na engenharia

Com certeza você conhece um drone e se não conhece bebê (risos)... Vai conhecer agora.
Esse aí é phantom,  bem facinho de pilotar depois de um pouquinho de prática,  mas olha, não é assim hahah, não é qualquer pessoa que pode comprar um bichinho desse e sair pilotando de todo jeito, fazendo levantamento de engenharia com o zumbido do zangão não hein!

Como acabei de dizer, pilotar, usar uma câmera qualquer e capturar vídeos e fotos são coisas muito simples que esse instrumento faz.

Na mão do engenheiro ou de um profissional qualificado o que poderia ser um simples brinquedo, transforma-se numa valiosa ferramenta,  proporcionando serviços de alta qualidade,  com precisão e soluções concretas para diversos problemas tanto da engenharia quanto de outras áreas. Mas o foco aqui é engenharia e principalmente engenharia cartográfica e de agrimensura,  eu não vou mentir que tenho uma quedinha pela parte da agronomia com drones também, mas não vou entrar nesse critério agora.
Vamos falar sobre fotogrametria. A fotogrametria é uma ciência aplicada que usa a fotografia para mensurar coisas, extrair dados métricos, dessa forma, a engenharia utiliza os drones para capturar a imagem de forma barata e rápida,  e aí é que tá o pulo do gato, o drone é uma ferramenta ideal porque traz o que a engenharia adora, eficiência, qualidade e baixo custo numa coisa só.  Tá vendo como é legal. Ou seja, um engenheiro sabe quais dados devem ser capturados e o mais importante,  ele sabe tratar esses dados, fazer o processamento através da fotogrametria para entregar a solução para o cliente. E um bom profissional faz tudo isso sem enrolação,  porque está preparado para isso, ele(a) sabe o que está fazendo,  mostra um orçamento real, e te entrega a solução no prazo, sem surpresas. 
Agora já sabe porque não deve comprar um drone de 500 reais na Amazon e tentar "economizar " com o profissional qualificado? 😊😜
Ninguém merece perder dinheiro, ainda mais a toa, por falta de informação. 

terça-feira, 9 de março de 2021

Topografia × Agrimensura


Tá, pra começo de conversa vamos diferenciar agrimensura de topografia rapidinho só pra você entender ok!?

A topografia ela só mede e descreve a superfície terrestre aplicando algumas técnicas e sim, engenheiros civis, técnicos em topografia, técnicos em agrimensura, engenheiros agrimensores e cartógracos podem fazer isso.
 A agrimensura é uma medição legal,  jurídica,  são aplicadas técnicas de coleta de dados topográficos nessa atividade também e os técnicos em agrimensura e os engenheiros agrimensores podem fazer isso. 
Viu como é simples.